Nesta semana, falamos sobre o crescimento de salões especializados no público masculino no Brasil, assunto que foi matéria na Folha de São Paulo no último domingo, dia 06, e acompanhamos o documentário Barber Culture, da Trash Labs. Hoje apresentamos algumas das criações para este público do hair stylist Peter Gray.
Criativo, inquieto, workaholic, Gray tem em sua lista de clientes nomes como Claire Danes, Michelle Williams, Cate Blanchett e Liv Tyler. Atua intensamente em editoriais de moda para revistas de todos os continentes, além de marcas como Armani, YSL, Givenchy, Hugo Boss, Moschino, Lanvin e Lancôme.
Mas chega de falar de Peter Gray. Vamos aos looks que são uma verdadeira inspiração para quem busca inovar em cabelos masculinos, com estilos que vão dos mais rebeldes, aos comportados comportados.
James Dean está em nosso inconsciente coletivo como a figura do garoto travesso, o jovem destemido e o homem sedutor. Sempre repaginada, essa figura reaparece constantemente em passarelas internacionais e nas melhores revistas de moda no mundo. Em nossa área não é diferente.
O tipo camisa branca que revela o físico bem desenhado acompanhado de uma calça jeans nos remete logo ao berço desta imagem: James Dean. O que cria o caricato deste look são os cabelos penteados com muita “brilhantina”, que estreitam laterais e avolumam o frontal, recriando o corte masculino que fez moda no filme “Juventude Transviada”.
Aqui temos uma versão undercut para o mesmo “look James Dean”. As laterais são tosqueadas à máquina para que, em qualquer momento, o topo pareça mais volumoso.
O look com gravata, óculos e cabelos bem comportados fazem alusão à forma como os homens contemporâneos da época de James Dean se vestiam e se penteavam. O penteado usado na lateral ou para trás importa do passado o look executivo de hoje.
O look reaparece aqui em versão undercut, com o cabelo ondulado e total liso, que aparece solto também. A visão de James Dean de gravata é contínua no seu filme “Vidas Amargas”, uma inspiração para este look.
Um cabelo em desalinho e um figurino mais rústico nos remete à figura de James Dean em “Assim caminha a humanidade”, onde a vida country foi exposta em toda sua masculinidade no personagem que ditou moda na época e dita moda novamente.
Maneiras diferentes de pentear um mesmo corte têm nos cabelos masculinos de hoje todas as versões de personagens eternizados em filmes e figuras célebre com Jeames Dean. Notórios como padrões masculinos de beleza e sedução.
Que possamos sempre atentar para estas versões de cortes masculinos penteados de forma comportada ou desalinha, que tanto habita em nosso inconsciente e no dos clientes.
Beijinhos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Meninas não saiam sem comentar, todo comentário é bem vindo!!