Viu no Hair Expression Press? Agora confira e entrevista completa com o idealizador do salão.
A rua é a badalada Augusta, em São Paulo/SP. Nos detalhes, brinquedos e móveis antigos, profissionais no estilo vintage e um carro antigo. Assim é o Retrô Hair, onde os clientes viajam aos anos 50/60 e ainda dão aquela repaginada no visual. O idealizador Rogério Santos fala sobre o negócio.
Paulo Ricardo: Por que um salão de cabeleireiros com estilo totalmente vintage?
Rogério Santos: Eu sempre tive o interesse em criar algo que envolvesse o universo da Rua Augusta. Quando estava elaborando o business plan do salão, decidi que este projeto seria completamente diferente dos padrões já existentes. E depois de muita pesquisa, eu descobri que a Rua Augusta nos anos 50 e 60 foi a rua mais charmosa e conhecida de São Paulo. Foi dai que surgiu o conceito do Retrô, um salão que traz referências vintage, mas que interage com a diversidade cultural contemporânea da região.
Paulo Ricardo: O Retrô foi o primeiro salão a oferecer bebidas de graça aos clientes. Como isto agrega aos serviços prestados?
Rogério Santos: Quando a pessoa vem ao Retrô, ela busca mais do que apenas um corte de cabelo. Ela traz os amigos, interage com o espaço, vivencia outras sensações. Desde o começo, nós queríamos oferecer algo que combinasse com esta experiência. E nada melhor do que uma cervejinha gelada enquanto você espera para ser atendido. O valor investido na compra das cervejas é muito pequeno quando medimos a satisfação do cliente em aproveitar cada segundo do tempo dele aqui conosco.
Paulo Ricardo: Além da ambientação, de que outra(s) forma(s) vocês proporcionam a experiência do glamour dos anos 50/60 aos clientes? Qual a percepção deles?
Rogério Santos: Nós trouxemos a atmosfera da Rua Augusta dos anos 50 já na entrada. O tapete vermelho é o mesmo usado naquela época, o segurança está sempre de sorriso no rosto e à disposição para apresentar o espaço aos visitantes. Nossa recepção é treinada para receber bem, encaminhar o profissional para o lounge e proporcionar uma espera confortável. A trilha sonora é escolhida por DJs da cena noturna paulistana e toda a decoração do salão conduz o cliente ao universo que pretendemos passar. Nossos profissionais estão vestidos à caráter não porque pedimos, mas porque são também apaixonados por cultura retrô. A receptividade é incrível. Quase quatro anos depois da abertura, ainda nos deparamos com sorrisos surpresos e elogios ao espaço e ao atendimento.
Paulo Ricardo: Como os profissionais que atuam no retrô conseguem dosar a sua própria apresentação pessoal e estilo profissional ao conceito do salão?
Rogério Santos: Nós oferecemos treinamento constante para todos atenderem bem e respeitarem o cliente acima de tudo. O estilo é fundamental e presente em todos. Nós valorizamos suas personalidades e acreditamos na liberdade de expressão para que eles possam criar com excelência.
Paulo Ricardo: Como vocês conseguem englobar o mesmo conceito nos diferentes serviços que oferecem no salão, como o ateliê de tatuagem e a barbearia ?
Rogério Santos: Todo projeto que nasce dentro do Retrô traz o nosso conceito agregado, nossa barbearia possui processo artesanal, produtos exclusivos e uma decoração como dos grandes barbeiros de antigamente. Em pesquisa, descobrimos que os estúdios de tatuagem nasceram dentro de barbearias, por isso decidimos criar um ambiente aconchegante e também vintage para esta versão pocket da “A Tatuaria”. Trouxemos grandes profissionais do mercado que dominam técnicas e oferecem uma verdadeira consultoria de estilo. Assim, a experiência de tatuar conosco também será algo único e especial.
Fotos: Shinji Nagabe
Beijinhos!!!
UM LUXO!
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